Medicamentos

CONSULTORIA EM MEDICAMENTOS

Viabilidade clínica

A viabilidade clínica de um medicamento a ser desenvolvido é uma das etapas importantes a serem avaliadas quando se define pelo desenvolvimento de um medicamento ou para viabilizar uma alteração pós-registro; tanto pelo investimento a ser realizado, como pelo tempo necessário para execução de um estudo de segurança e eficácia, o qual varia conforme a categoria do produto. No caso do medicamento similar, genérico ou de um medicamento novo a ser registrado, a prospecção e definição de centros de pesquisa é uma etapa antecedente ao início dos estudos e que também deve ser cuidadosamente avaliada.

Para situações em que a viabilidade clínica se der pela comprovação de segurança e eficácia por literaturas técnico-científicas, o investimento e tempo para viabilização do produto é menor.

A Individual Consultoria assessora seus clientes tanto na prospecção dos centros de pesquisa para avaliar as propostas de desenhos para estudos clínicos, prazos de realização de estudos e custos, como na elaboração de relatórios de viabilidades clínicas por publicações científicas, a fim de identificar a possibilidade de lançar produtos com as indicações de interesse. Relatórios de segurança e eficácia de medicamentos, por publicações técnico-científicas, também é uma área de domínio da Individual Consultoria, que será comentado em outro tópico.

Farmacovigilância

Assessoria na elaboração e avaliação do material de farmacovigilância providenciado pelo interessado.

Auditoria Regulatória e identificação de GAP´s

A auditoria regulatória é de fundamental importância para identificar os gaps existentes e traz inúmeros benefícios para a empresa. É aplicável em diversas situações, como: previamente à submissão de uma petição na ANVISA, seja de registro ou pós-registro, na definição e troca de fornecedores de IFA, nos produtos legados, nas renovações automáticas, em produtos que tiveram trocas de categoria, nas trocas de dossiês entre parceiros, nos registros clones e em diversas outras situações.

Importante destacar que esta auditoria, este olhar regulatório prévio aos protocolos de petições e ou tomadas de decisões, seja realizado por profissionais que não estejam envolvidos no projeto, de forma a existir imparcialidade na avaliação e emissão do relatório com o resultado da análise e identificação dos GAP´s. A auditoria regulatória identifica as fragilidades dos projetos, permitindo corrigi-las, otimiza o tempo para deferimento dos produtos, possibilita exigências mais simples e diminui as chances de indeferimento.

Petições de registro de medicamento no formato CTD

Elaboração de dossiês no formato CTD para registro e pós-registro de medicamento.

Medicamento Clone e Troca de Dossiê

Avaliação das petições para registro de medicamento clone e troca de dossiês.

Bulas

Pesquisa em bancos de dados, seleção de artigos e elaboração da redação de textos de bulas para medicamentos que não possuem bula e folheto informativo padrão, como os medicamentos específicos e medicamentos fitoterápicos; e os produtos tradicionais fitoterápicos.

Petições de registro e pós-registro de medicamento no formato CTD

Elaboração de dossiês no formato CTD para registro e pós-registro de
medicamento.

Fitoterápicos

A Individual Consultoria Regulatória & Científica tem expertise no segmento de fitoterápicos. Sua fundadora, Valéria Gonçalves Faria Vieira, atua no segmento fitoterápico desde a vigência da Portaria 06/1995, tendo acompanhado e participado de todas as discussões envolvendo as mudanças regulatórias de fitoterápicos.

No segmento de fitoterápicos, alguns dos nossos serviços estão listados abaixo:

  • Assessorar às empresas no desenvolvimento de produtos, envolvendo: viabilidade regulatória e clínica, proposta de desenvolvimento, contemplando desde a prospecção do fornecedor do IFAV, avaliação do IFAV, concentração do IFAV/ unidade farmacotécnica até o registro do produto;
  • Estudo de viabilidade regulatória;
  • Estudo de viabilidade clínica;
  • Elaboração de dossiê de segurança e eficácia e ou segurança e tradicionalidade de uso
  • Elaboração de Texto de Bula e Folheto Informativo;
  • Petições de Registros e Pós-Registro; que contempla desde a avaliação dos documentos elaborados pelo cliente até a instrução completa do processo de registro;
  • Respostas de exigências;
  • Adequação dos produtos já registrados às monografias publicadas pelo HMPC (Committee on Herbal Medicinal Products) da EMA (European Medicine Agency);
  • Recurso de indeferimento;
  • Medicamento Clone e Troca de Dossiês: avaliação das petições para registro de medicamento clone e troca de dossiês.
Estratégia / Inteligência regulatória

A prática da inteligência regulatória e gestão regulatória estratégica são fundamentais em um mercado regulamentado e competitivo como o farmacêutico. A inteligência regulatória está pautada em alguns pontos, como: estar atualizado com a legislação sanitária, conhecer as tendências regulatórias, ter experiência com o órgão regulador e conhecer o mercado (concorrentes).

Entender o cenário regulatório vigente, as tendências regulatórias, ter experiência nas tratativas com a agência reguladora, conhecer seu avanço e histórico de atuação ao longo dos anos, o mercado e os concorrentes, são fundamentais para uma tomada de decisão eficiente.

A prática da inteligência regulatória permite que os produtos obtenham seus registros ou alterações pós-registros mais rapidamente, sendo este o principal objetivo dos detentores de registros.

Pontos importantes da estratégia e inteligência regulatória:

  • Antecipar tendências de mercado
  • Enquadramento e regularização de produtos
  • Defesa de exigências
  • Andamento de projetos
  • Análise de viabilidade regulatória para enquadramento de produtos frente à legislação sanitária brasileira
  • Avaliação prévia de material de propaganda frente à legislação sanitária

CONSULTORIA CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE COMPROVAÇÃO DE SEGURANÇA E EFICÁCIA

A comprovação de segurança e eficácia para medicamentos, seja na categoria Específico ou Fitoterápico, por literaturas, é bastante complexa, exige um planejamento e expertise. Contempla busca em bancos de dados indexados pelo Portal Periódico Capes, seleção e recuperação de artigos. A assertividade na elaboração das chaves de busca, com o correto emprego dos operadores booleanos e delimitadores de pesquisa, leva a uma busca refinada, com resultados precisos que refletem o que de fato existe publicado sobre determinado fármaco ou insumo farmacêutico ativo vegetal (no caso de fitoterápico). A análise criteriosa das publicações recuperadas nestas buscas é de fundamental importância, uma vez que os artigos selecionados irão definir sobre a possibilidade de elaborar o dossiê de comprovação de segurança e eficácia.

A redação do relatório de segurança e eficácia, envolvendo desde a busca em bases de dados, avaliação, seleção e recuperação de artigos; faz parte de um dos serviços ofertados pela Individual Consultoria Regulatória & Científica.

  • MEDICAMENTOS ESPECÍFICOS

A comprovação de segurança e eficácia de medicamentos específicos pode ser realizada por estudos não clínicos e clínicos, por publicações técnico-científicas e pela tradicionalidade de uso, que também utiliza referências científicas. A comprovação de segurança e eficácia por publicações técnico-científicas é uma das mais adotadas pelas empresas para registrar medicamentos ou realizar alteração referente à ampliação de uso (aumento da população alvo), inclusão de indicação terapêutica, alteração de posologia, inclusão de nova concentração, entre outras petições pós-registro que demandam comprovação de segurança e eficácia.

Apenas medicamentos que possuem bula padrão são dispensados da comprovação de segurança e eficácia. Como são poucos os fármacos que possuem bulas padrão publicadas, a grande maioria dos medicamentos específicos precisam desta comprovação de segurança e eficácia.

  • FITOTERÁPICOS

Os fitoterápicos são classificados em 2 categorias: Medicamento Fitoterápico e Produto Tradicional Fitoterápico. Para ambas as categorias, a comprovação de segurança e eficácia/efetividade pode ocorrer por lista simplificada de registro publicada pela legislação brasileira, presença das monografias de fitoterápicos na EMA (Agência de Medicamentos Européia) e através de publicações científicas com regras específicas para cada categoria, sendo que para Produto Tradicional Fitoterápico há uma lista de referências pré-determinadas que, juntamente com  o uso de publicações disponíveis em bancos de dados, contribui para a redação do dossiê de comprovação de tradicionalidade de uso para Produto Tradicional Fitoterápico. E, para Medicamento Fitoterápico, a comprovação de segurança e eficácia por publicações científicas requer artigos indexados em bases de dados indexadas pelo CAPES, com desenho adequado, realizados com mesmo IFAV, mesma forma farmacêutica e mesma indicação que se deseja registrar.

Relatório Científico para alterar o enquadramento do medicamento de Venda Sob Prescrição Médica para Isento de Receituário Médico – RDC 98/2016.

Para um medicamento ter sua categoria de venda alterada de SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA para SEM RECEITUÁRIO MÉDICO (também conhecido como medicamento de venda livre), faz-se necessário o atendimento à RDC n° 98.2016.

Relatório técnico-científico contendo a comprovação de segurança de uso baseada na causalidade, gravidade e frequência de eventos adversos e intoxicação, baixo potencial de causar danos à saúde quando administrado sem a orientação de um prescritor, entre alguns outros itens, devem compor a petição para fundamentar a solicitação de alteração de restrição de uso.

Avaliação prévia dos produtos para identificar a possibilidade de realizar a alteração de categoria de venda, elaboração do relatório científico, petições de alteração de categoria de venda e de farmacovigilância, assim como a adequação do texto de bula, são procedimentos necessários para alterar a categoria de venda do produto e fazem parte dos serviços prestados pela assessoria da Individual Consultoria Regulatória & Científica.

Relatório Técnico para justificar concentração não usual de excipientes

Excipientes em concentrações não usuais devem ter sua segurança comprovada através de um relatório científico. A busca em bases de dados específicas de excipientes e em bancos de dados indexados pelo PORTAL CAPES, com a aplicação de uma correta chave de busca e dos operadores booleanos é fundamental para recuperação de artigos adequados. Esta busca, recuperação, seleção de artigos e elaboração de um relatório de segurança de excipientes é um dos serviços prestados pela Individual Consultoria Regulatória & Científica.

Relatório Técnico para justificar a dispensa dos estudos de biodisponibilidade/bioequivalência de medicamento genérico e similar, quando apresentado em diversas dosagens.
 

Para um produto ser registrado como medicamento similar ou genérico, em diversas dosagens, é de responsabilidade do requerente do registro a comprovação da linearidade da farmacocinética do princípio ativo em estudo, para não realizar o estudo de biodisponibilidade/bioequivalência em todas as dosagens.  Para substituir estes testes deve ser apresentado um relatório científico para comprovação da linearidade da farmacocinética do princípio-ativo. Este relatório científico demanda uma busca bem planejada em bases de dados, de modo a recuperar artigos que discorram sobre a linearidade do princípio-ativo. Os dados científicos presentes no relatório deverão caracterizar a proporcionalidade ou a ausência da proporcionalidade na relação parâmetro farmacocinético (Cmax e ASC 0-t) X dose administrada.

No caso de ausência das informações sobre linearidade, a bioisenção das demais dosagens não será aceita, devendo a empresa realizar estudos de BE (bioequivalência) com a maior e menor dosagem ou conduzir o estudo para avaliar a linearidade do princípio-ativo e, posteriormente, definir qual a dosagem será utilizada no estudo de estudo de bioequivalência. Entretanto, anteriormente à realização dos estudos de biodisponibilidade para mais de uma dosagem, a busca e avaliação de artigos publicados em bases de dados é uma etapa prévia a ser cumprida e faz parte dos serviços prestados pela Individual Consultoria Regulatória & Científica.

Relatório de adequação do fitoterápico já registrado à monografia do EMA
 
A adequação de fitoterápicos registrados com base no marcador à monografia publicada pela EMA (Agência de Medicamentos Européia) requer uma avaliação criteriosa que pode implicar desde a mudança do IFAV (insumo farmacêutico ativo vegetal), utilizado no produto registrado, até alteração no próprio produto, como alteração da concentração do extrato, da posologia ou, em alguns casos, do valor nominal do marcador. Todo este processo de adequação tem total respaldo técnico e científico da Individual Consultoria Regulatória & Científica.